Regiões abrangidas pelo projeto TESLA
Arrancou o projeto “TESLA” com o objetivo de reduzir os custos energéticos das cooperativas agrícolas europeias

O projeto, financiado pelo programa «Energia Inteligente - Europa», resulta de uma parceria entre associações de cooperativas agrícolas de Espanha, França, Portugal e Itália: participam diretamente 100 cooperativas dos quatro países com a colaboração das universidades de Évora-ICAAM e Politécnica de Madrid, da Agência Nacional Italiana para a tecnologia, energia e desenvolvimento sustentável, a Fundação CIRCE e o centro tecnológico francês TECALIMAN.

O projeto TESLA (do inglês Transferring Energy Eavings Laid on Agroindustry, “Transferência de poupança energética para a agroindústria”) é um dos 54 projetos aprovados no concurso de 2012 do programa «Energia Inteligente - Europa», que contou com 424 propostas.

Terá a duração de 3 anos, e pretende implementar, nas Cooperativas Agrícolas europeias participantes (Cooperativas Agroalimentarias de España, Coop de France, Confagri de Portugal e Legacoop Agro de Italia) e seus associados, procedimentos inovadores relativamente aos consumos energéticos que permitirão poupanças reais imediatas. Estes “casos de sucesso” permitirão definir uma base de Boas Práticas rapidamente transferíveis para todo o setor.

O projeto prevê ainda a formação de técnicos das 4 organizações nacionais em técnicas de auditoria energética, que serão aplicadas em cooperativas francesas, espanholas, italianas e portuguesas dos setores de alimentação animal, frutas e hortícolas, produção de azeite e vinho. Pretende-se envolver diretamente as empresas fornecedoras de equipamentos para a indústria alimentar, de forma a facilitar a aplicação das tecnologias – neste sentido, serão organizados cerca de 20 workshops locais em 20 regiões europeias, com o objetivo de aproximar os fabricantes e fornecedores de equipamentos, as agroindústrias e os participantes do projeto TESLA.

O projeto pretende ainda facilitar a disponibilização do conhecimento adquirido a todos os interessados, produzindo manuais técnicos dirigidos aos gestores das empresas agroindustriais e Manuais de Boas Práticas para projetos de engenharia em instalações do setor agroalimentar.

O projecto “TESLA - Transfering Energy Save Laid On Agroindustry", Refª IEE/12/758/SI2.644752”, é financiado pela “Executive Agency for Competitiveness and Innovation” (EACI) no âmbito do Programa “Intelligent Energy – Europe” (IEE).

A Universidade de Évora é um dos parceiros, sendo a equipa de investigadores membros do Grupo de Investigação ASC do ICAAM.

ICAAM - Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas

Publicado em 16.04.2013