Mensagem do Diretor

O Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Évora está integrado na Escola de Ciências e Tecnologia e situa-se no polo da Mitra, junto à povoação de Valverde, a cerca de 10 km de Évora. São da sua responsabilidade domínios fundamentais na formação clínica do Médico Veterinário. A formação abrange também áreas essenciais, como a higiene, a medicina preventiva, a saúde pública e a inspeção sanitária, estendendo-se ainda a diferentes ações pós-graduadas, designadamente na área da medicina de equinos e de espécies pecuárias, imunoalergologia veterinária, medicina da conservação e medicina avícola.

Do seu corpo docente e de investigação fazem parte elementos do quadro e convidados que complementam as áreas formativas fundamentais, potenciando a qualidade do ensino ministrado. O Departamento participa ainda na formação específica dentro da sua área da biologia aplicada, noutros cursos da Universidade.

O polo universitário da Mitra funciona numa das herdades da Universidade de Évora e dispõe de condições ímpares para o desenvolvimento da atividade letiva e de investigação nas áreas de ação médico-veterinária. Para o efeito, dispõe de um núcleo de vacas leiteiras, de uma manada de bovinos de carne, de ovinos e de um núcleo equestre com escola de equitação. Na Mitra a Universidade dispõe, igualmente de um Hospital Veterinário com todos os setores de apoio, capacitado para realizar atividade clínica de espécies de pequeno e de grande porte, apoiando a formação dos alunos do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária. O Departamento dispõe ainda de laboratórios de apoio, nas áreas de reprodução, microbiologia e parasitologia.

A atividade formativa da responsabilidade do Departamento estende-se ainda a diferentes ações pós-graduadas, designadamente na área da medicina de equinos e de espécies pecuárias, da imunoalergologia veterinária, da medicina da conservação e da medicina avícola.

A atividade formativa e de investigação é favorecida por protocolos de cooperação estabelecidos com diferentes entidades externas, promovendo simultaneamente a atividade de extensão à comunidade.

Na vertente de investigação destacam-se áreas como a saúde pública, a microbiologia de produtos enchidos tradicionais, a fisiologia e medicina da reprodução, a utilização de bio compósitos para aplicação ortopédica e maxilar-facial, a protozoologia e helmintologia e a imunoalergologia.