UE comemora Semana Europeia da Medicina Veterinária
Foto: Susana Rodrigues
UE comemora Semana Europeia da Medicina Veterinária 2012

Integrado na Semana Europeia da Medicina Veterinária 2012, o ICAAM participou na organização do Seminário "Custos da sanidade animal versus riscos para a saúde pública", que decorreu ontem, dia 11 de outubro, no Colégio da Mitra da Universidade de Évora.

O encontro teve como oradores o Prof. Francisco George, Diretor-Geral da Saúde, o Dr. António Manuel Pina Fonseca, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, a Engª Marta Manoel produtora da Herdade do Tojal e o Dr. João Palmeiro, coordenador da OPP de Montemor-o-Novo. Na sessão de abertura estiveram ainda presentes o Prof. Manuel Cancela d'Abreu, Vice-Reitor da Universidade de Évora, e a Profª Teresa Pinto Correia, Diretora do ICAAM (consulte AQUI o programa).

O Seminário contou com a presença de mais de 100 participantes, incluindo representantes dos Serviços Veterinários, clínicos veterinários, produtores,estudantes e docentes de Medicina Veterinária,

O conceito da Semana Europeia da Medicina Veterinária foi criado pela Direcção-Geral da Saúde e da Protecção do Consumidor (DG Sanco), em colaboração com a Federação dos Veterinários da Europa (FVE), para salientar a importância do papel desempenhado pelos Médicos Veterinários europeus. Com esta iniciativa pretende-se desenvolver na população a consciência da importância e da diversidade do trabalho dos Médicos Veterinários, designadamente a sua contribuição para atingir o elevado grau que hoje em dia se verifica em termos de segurança alimentar, saúde animal e saúde pública. O Médico Veterinário, prevenindo e reduzindo a ocorrência de doenças, possibilita a livre circulação de animais e de produtos de origem animal; promovendo práticas de produção animal que garantem o bem-estar animal, contribui ainda para prevenir os perigos que advêm da falta de sanidade animal.

Os temas escolhidos para as edições anteriores (2008, 2009, 2010 e 2011) foram, respetivamente, “Biossegurança”, “Uma Saúde (One health)”, “Identificação e rastreabilidade ao longo da cadeia alimentar” e “Médicos Veterinários na vida quotidiana (Vets in your day life)”. A Universidade de Évora participou já nas edições de 2009, 2010 e 2011, tendo levado a cabo várias acções de divulgação junto da população.

Este ano o tema escolhido foi “Economia na Saúde Animal (The economics of animal health)”, no âmbito do qual se inseriu o Seminário organizado pelo Departamento de Medicina Veterinária, o ICAAM e a Associação de Estudantes de Medicina Veterinária da Universidade de Évora.

ICAAM

Publicado em 15.10.2012